Saiba criar uma loja virtual passo a passo começando do zero
Tem o sonho de ter um negócio digital, mas não sabe como iniciar nem o que precisa fazer para conseguir? Saiba o passo a passo para abrir uma loja online e começar a vender agora mesmo!
Para você ter uma noção do mercado digital hoje, o faturamento e-commerce no Brasil superou R$ 40 bilhões. Se tem realmente o desejo de construir uma marca na internet esse é o momento adequado, os primeiros passos são:
Planejamento
Segundo os especialistas em mercado e empresas para uma loja online fazer sucesso ela precisa de dois principais fatores. O primeiro é responder a uma necessidade do mercado, o segundo é manter uma loja sustentável, principalmente na questão da rentabilidade.
Para conseguir isso no momento do planejamento você precisa:
- Ter um público alvo;
- Analisar os concorrentes;
- Conhecer jornada de compra do cliente;
- E decidir o próximo passo que é a contabilidade.
Contabilidade
A contabilidade é a parte delicada da sua loja online, principalmente para empreendedores sem experiência no mercado. Portanto conhecer alguns impostos como o (ICMS) que é o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias, além do (ISS) Imposto Sobre Serviços.
Além disso, se sua empresa não tiver um faturamento que ultrapasse R$80 mil você poderá fazer o MEI. Que fornece muitos direitos e oportunidades, além de garantir outros benefícios para sua loja, vale a pena conhecer aqui.
Escolha o seu caminho, em qual plataforma sua loja vai atuar?
Algumas decisões irão afetar todo o seu negócio, especialmente a escolha da plataforma. A outra questão importante é se vai escolher uma loja online com código aberto e gratuito ou código proprietário da empresa.
A maior questão para decidir qual opção vai tomar é o público alvo. Onde estão meu público alvo é uma das perguntas chave para planejar a plataforma que vai usar. Vale lembrar que você pode decidir escolher mais de uma plataforma online, usando inclusive redes sociais.
Conteúdo
É fundamental entender o funil de vendas para ter sucesso em sua loja online. Marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de conseguir clientes, especialmente de manter os clientes como defensores da marca.
Para isso novamente batemos na tecla de entender o seu público alvo. Uma maneira prática de conseguir essas informações é através de pesquisa de mercado. Você pode ainda usar as redes sociais para pesquisar perfis de leads, pessoas que comprariam da sua marca.
Logística
Atualmente a logística é um diferencial entre as lojas online. Marcas que não atrasam, que se preocupam com os detalhes, saem na frente na corrida por clientes fiéis. Por isso, já pense na logística necessária para o seu negócio funcionar.
Se for enviar algo pelos correios, por exemplo, é interessante ver as opções mais baratas. Além de comprar material para enveloparem, entre outros materiais para não comprometer a entrega.
Quer mais dicas do mundo digital para ganhar dinheiro? Continue com a gente e aprenda mais maneiras de fazer renda online!