Se você perdeu o emprego recentemente e está sentindo um pequeno desespero, posso ter boas notícias. Assim existem algumas dicas para você resolver o que fazer após ser demitido do emprego.
Com elas será possível que consiga estabelecer sua vida sem perder a cabeça. Trazendo tranquilidade para lidar nesse momento tão difícil. Assim por isso continue lendo até o final para que não tenha nenhuma dúvida do que fazer para superar a demissão!
Eai, você já deu entrada no seguro desemprego depois de ser demitido?
O seguro desemprego é um benefício assegurado pelo Governo Federal para assistência de funcionários demitidos sem justa causa. Garantindo assim uma renda de acordo com o último salário do seu ex-emprego.
Vamos ao resumo de quem tem direito ao seguro desemprego após ser demitido são:
- Trabalhadores formais demitidos sem justa causa
- Pessoas que não possuam a renda própria para sustento da família
- Não recebem qualquer tipo de auxílio ou benefício do Governo federal
Assim é importante ressaltarmos que é assegurado o seguro desemprego também aos recebem salário relativos a:
- Ao menos 12 meses nos últimos 18 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da primeira solicitação; ou
- Ao menos 9 meses nos últimos 12 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando da segunda solicitação; ou
- Cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data de dispensa, quando das demais solicitações.
Portanto para conseguir receber basta ter em mãos o número do requerimento do seguro desemprego que a própria empresa é obrigada a te dar. Com ele em mãos e o seu CPF você faz o cadastro pela Internet ou pelos aplicativos em ANDROID e IOS.
Você pode mandar um e-mail para trabalho.(uf)@economia.gov.br. Lembrando que a UF é o seu estado, exemplo: trabalho.rj@economia.gov.br
Você pode fazer renda extra
Portanto a renda extra é outra opção para fazer após ser demitido é muito interessante. Ela te permite continuar ganhando dinheiro, mesmo você usando alguns momentos livres. Além disso, você pode usar habilidades que já sabe, ou mesmo aprender uma nova habilidade.
Algumas boas escolhas são:
- Fazer serviços de aplicativos como Uber
- Revender produtos importados
- Teste aplicativos ou sites
- Dê aulas particulares
- Trabalhe como afiliado digital
É o momento de arrumar outro emprego?
Portanto após ser demitido é o momento ideal para você refletir sobre a sua carreira e com isso alinhar o seu curso. Assim problemas financeiros podem ser resolvidos com renda extra e auxílio desemprego.
O maior desafio no momento como esse é manter a cabeça no lugar e não dar espaço para o medo. Assim é importante dizermos que a ansiedade é comum após ser demitido, porém a vida não acaba por perder o seu emprego.
Você pode escolher alguns caminhos, são eles:
- Conseguir outro emprego – Para isso é necessário paciência, não é muito interessante ficar mudando de emprego a todo momento. Procurando a vaga que mais se adapta aos seus interesses de crescimento.
- Trocar de profissão – Não é necessário grandes esforços hoje em dia para conseguir fazer uma atividade diferente da profissional. Com a internet cada vez mais pessoas trabalham com o que gostam, ou conseguem mudar de profissão com facilidade.
- Ter uma pausa – A vida hoje é tão corrida que as pessoas esquecem de dar uma pausa. Perder um emprego às vezes pode ser muito doloroso pelo tempo que esteve lá, pelo ambiente e pessoas que trabalhou. Esse pode ser um bom momento para refletir e ter um tempo para se conhecer!
Quer mais dicas de emprego? Continue conosco para mais informações valiosas!